Sala de TV, qual tamanho escolher

Tamanho Ideal

TV’s

No post de hoje, daremos início a uma nova sessão: a série Tamanho Ideal. Se você é daqueles que adora fazer maratonas de filmes regadas a pipoca no final de semana, não deixa de acompanhar sua série favorita e adora o programa de culinária das tardes de domingo, então vem com a gente, porque o assunto lhe interessa, e muito! Afinal, a televisão é peça imprescindível para quem quer apreciar as maravilhas da sétima arte no conforto do seu lar.

Cinema em casa, qual TV comprar?
Vamos e venhamos… tem vezes que nada é melhor do que chegar em casa depois de um exaustivo dia de trabalho, se largar no sofá e ligar a TV sem compromisso com o relógio, não é? Mas você sabia que existe uma proporção ideal entre o tamanho da tela e a distância do expectador? Pois é! Seguir algumas “regrinhas” na hora da compra e instalação do aparelho garante não só uma boa definição de imagem, como também o seu bem-estar. É que quando essas mesmas regrinhas não são respeitadas, assistir TV por longas horas pode causar desconforto e ainda acarretar alguns problemas de saúde.

Por exemplo: em um ambiente pequeno, cujo aparelho é grande demais, a proximidade entre o telespectador e a tela compromete a resolução da imagem, diminui seu campo de visão e altera sua percepção. Para não perder detalhes importantes do filme, nossos olhos acabam “correndo” pela tela diversas vezes na tentativa de assimilar tudo. Além de a experiência não ser das melhores, a saúde também sai lesada, pois a luminosidade da tela prejudica a visão, causa dores de cabeça e, de quebra, ainda nos dá uma bela dor no pescoço! É como ir ao cinema e comprar um ticket para sentar na primeira fileira – você fica incomodado, sai insatisfeito e com a sensação de dinheiro mal investido.

O mesmo ocorre com o inverso. Quando a televisão é muito pequena para o espaço em questão, além da vista cansada e da dor de cabeça causada por forçarmos nossa visão mais do que o necessário, não surge aquele envolvimento mais intenso com a história. Nosso campo de visão compreende toda a tela da TV e a parede ao redor – muito mais do que deveria! Isso cria uma sensação de distanciamento e acabamos nos distraindo facilmente. E aí, lá se vai a emoção do que estamos assistindo. Mal comparando com a sala de cinema novamente, dessa vez você sentou na última fileira com seu balde de pipoca e Coca Zero, mas qual é a graça de ver o filme se é de “Tão, Tão Distante”?

Já deu para perceber como é importante acertar o tamanho da televisão, não só para garantir um bom filme, mas também todo o conforto necessário e que você merece.

Mas antes de falarmos sobre medidas, temos mais algumas dicas valiosas:

  • Independente do tamanho da TV, opte sempre por comprar um modelo Full-HD, pois quanto menor a distância entre a tela e o sofá, maior será o número de pixels necessários para obter uma imagem uniforme e agradável.
  • Se a sua família é grande, ou você tem o hábito de reunir os amigos em casa para um filme, nem sempre é possível garantir um ângulo de visão frontal para todos. Nesses casos, opte por um aparelho de plasma, pois esse tipo de televisor apresenta um ângulo de visão maior (em torno de 178º) em comparação com os de LED ou LCD (160º). Dessa forma, quem se sentar nas laterais da sala, ainda vai conseguir ter uma boa visibilidade da telinha. Mas antes de investir no aparelho, é sempre bom fazer um teste rápido na loja: posicione-se lateralmente à tela e verifique se a cor e o brilho da imagem mudam demasiadamente. Se não, pode levar!
  • Se você é fã de filmes legendados, nunca escolha um aparelho inferior à 29”. Essa é a medida mínima para que você não force sua vista ao ler as legendas.
  • Caso a sua sala seja do tipo “linguiça”, para ganhar um pouco na distância e poder ter um aparelho maior, acomode a televisão na parede. Hoje em dia, já existem suportes tão finos que são capazes de manter a TV afastada da parede apenas 2cm! O único inconveniente dessa escolha é a fiação. Se você não quiser deixá-la à mostra, será necessário contratar um profissional para passar os cabos por um duto na parede.

Agora, vamos à parte prática! Qual tamanho de televisão comprar?

Exitem muitas tabelinhas e fórmulas de cálculo por aí, mas resolvemos usar como base os métodos utilizados pela SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers), THX (empresa de engenharia e consultoria de áudio e vídeo) e uma terceira fórmula para cálculo de aparelhos com resolução Full-HD, sem origem específica conhecida. Depois de toda a matemática feita, alinhamos os resultados e definimos uma margem entre a distância do cômodo e a dimensão do aparelho. O resultado é o que você vê abaixo:

Distâncias da TV

Para descobrir qual tamanho de televisão comprar, as setas em azul indicam a proporção entre o tamanho da sua sala (preto), e a dimensão do aparelho em polegadas (rosa)

Tudo o que você precisa é de uma trena. Tire a medida entre a televisão e o encosto do seu sofá ou cama, encaixe a medida no gráfico acima e… voilà!

Outro ponto importante para garantir o maior conforto na hora de assistir TV é a altura. Os mesmos especialistas da indústria de televisão citados acima recomendam ainda que o expectador tenha um ângulo de visão em torno de 15º, com relação à altura da tela. Aí vocês nos perguntam, “Tá, mas o que isso significa?”. A gente traduz: a altura do aparelho deve variar de acordo com a sua altura.

Quando se trata do sofá, por exemplo, as medidas ficam assim:

Altura TV + Sofá (completo)

Como determinar a altura da televisão para a sala

Lembrando que todas as medidas indicadas acima devem ser verificadas do piso até o eixo da televisão.

Mas, e se você prefere assistir TV deitado na cama? Nesse caso, a altura a que seu aparelho deve ser instalado não varia de acordo com o seu tamanho, e sim com a altura entre o piso e o topo do colchão. Então, vamos lá… pegue a trena de novo, meça essa altura e some a ela 35cm. Pronto! Essa será a medida ideal para fixar o eixo da sua televisão.

Como determinar a altura da televisão para quartos

Como determinar a altura da televisão para quartos

Agora que você já tem todas as informações necessárias para comprar a televisão dos seus sonhos, levando em consideração todos os critérios de conforto e qualidade de imagem, não esquece do sofá, tá? De nada vale a melhor TV, se o sofá não for tudo de bom! Mas isso é assunto para outro dia! 😉

Nosso primeiro post Tamanho Ideal fica por aqui. Esperamos que as informações compartilhadas tenham sido de grande utilidade para você que nos lê. E se houver alguma dúvida que você deseja esclarecer sobre qual seria o tamanho ideal de algum móvel ou equipamento, seja ele qual for, mande sua pergunta pra nós, ficaremos felizes em ajudar. Até a próxima!

 

FONTES:

  1. PANERO, Julius; ZELNIK, Matin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
  2. MOTION IMAGING JOURNAL. Produzido por SMPTE. Disponível em: <http://journal.smpte.org/&gt; Acesso em 30 mar. 2015.
  3. HOME ENTERTAINMENT: Inside Home Theater. Produzido por THX. Disponível em: <http://www.thx.com/consumer/home-entertainment/home-theater/&gt; Acesso em 2 abr. 2015.
  4. RODRIGUES, Leonardo. Como medir a distância idela da TV pelo tamanho da tela? Produzido por TechTudo. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/como-medir-distancia-ideal-da-tv-pelo-tamanho-da-tela.html&gt; Acesso em 2 abr. 2015.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s