Eu vejo cores em você…

Eis nosso primeiro post de 2016! Ficamos um “cadinho” ausentes aqui da Casa, mas, acreditem, não foi por mal! E nada melhor do que uma virada de ano para reavivar em nós os sonhos e a determinação necessária de continuarmos batalhando por eles, não é?

O que acontece é que, mal comparando, somos quase como o Super-Homem, a Mulher Maravilha ou o Homem-Aranha: vivemos uma vida dupla! Durante o dia batendo ponto, garantindo nosso ganha-pão e a macarronada com salsinha do final da semana e, de noite, combatendo o crime! 😛

Brincadeiras à parte – e os superpoderes também -, a gente realmente leva uma vida dupla (tem dias que é quase tripla!), e, às vezes, fica complicado dar conta de tudo. Mas o ano é novo, e o que não nos falta é disposição e energias renovadas para fazer e acontecer! Então, vamos começar, que o assunto de hoje é: as cores e seus efeitos nos ambientes.

Muitos de nós não paramos para perceber, mas as cores têm a capacidade de influenciar em muito o estado psicológico dos seres humanos, pois são ligadas diretamente às emoções. Cores chamadas quentes – vermelho, laranja e amarelo – têm efeito excitante sobre o sistema nervoso, enquanto que as frias – azul, verde e roxo – têm um efeito mais calmante.

E para quem pretende se arriscar no colorido, vamos à regra básica:

Não há regras!

Você pode escolher as cores que quiser para compor seus ambientes, combiná-las conforme suas preferências e deixar tudo com a sua cara! O objetivo desse post não é dizer que vermelho fica melhor na cozinha e azul nos quartos, mas sim ensinar um pouco das características que as cores trazem consigo, de que forma elas podem influenciar os espaços e dar algumas dicas sobre como você pode usá-las a seu favor. E a nossa primeira cor é…

AZUL

Blue Collage

1 | 2

O azul pertence ao espectro das cores frias e, além de seu efeito calmante, também auxilia na concentração. Talvez por isso, seja uma das cores mais utilizadas no mundo dos interiores.

Para quem está passando por um momento muito estressante, ou precisa ficar longas horas estudando e tem dificuldade de manter o foco, aposte no azul! Ele, com certeza, vai ajudar a equilibrar melhor sua rotina e relaxar o humor.

Outra característica que pode ser usada a seu favor é a sensação de frescor que essa cor proporciona, pois tem a capacidade de “abrir” o espaço, dando uma ideia de amplitude. Então, se a sala da sua casa for muito quente, experimente pintá-la de azul, e sua percepção térmica, com certeza, vai ser amenizada.

VERMELHO

Red Collage_1

3 | 4

O vermelho pertence ao espectro das cores quentes, sendo a mais forte delas. Seu significado está atrelado à força, coragem, atividade e dinamismo. Por ser facilmente associado ao sangue e ao coração, essa cor também representa as paixões.

Apesar de não serem cores complementares, é comum considerarmos o vermelho como cor oposta ao azul. Isso acontece devido às associações que geralmente fazemos relacionadas a cada cor: o fogo e a água, o masculino e o feminino, o ativo e o passivo, a raiva e a calma… e por aí vai! Então, da mesma forma que o azul transmite uma sensação de frescor, o vermelho também tem a capacidade de alterar a nossa percepção térmica, só que para o quente.

Por si só, essa é uma cor bastante marcante! Tudo o que é vermelho nos salta aos olhos e dá a impressão de proximidade. Isso acontece porque ele é percebido primeiro pelo cérebro, antes de todas as outras cores. Devido a essa característica, quando um cômodo tem suas paredes pintadas de vermelho, tende a parecer menor do que realmente é. Mas com a devida medida, essa é a cor certa para quem quer conferir ousadia e vivacidade àquele espaço meio mortinho, sem muita presença na casa!

AMARELO

Yellow Collage

5 | 6

O amarelo é a mais clara de todas as cores. Simboliza o otimismo, a vivência e a jovialidade. É uma cor muito apropriada para ser usada em ambientes em que a recreação é a principal atividade, pois além de favorecer a diversão, também desperta a alegria e age de forma revigorante.

Constantemente associado à luz e ao Sol, é a cor da iluminação, do entendimento e da inteligência. Não é pra menos que quando queremos retratar figurativamente uma ideia, usa-se a imagem de uma lâmpada acesa (preenchida de…? Amarelo!).

Quando pintamos as paredes de um ambiente dessa cor, a impressão que temos é que o espaço foi “inundado” pela luz do sol. Esse truque pode ser usado para trazer mais vida à um cômodo escuro, por exemplo, que não recebe muita luz natural. Além disso, o amarelo costuma combinar com quase todas as cores, o que faz dele uma ótima pedida para se usar em objetos e almofadas que alegrem a decoração.

VERDE

Green Collage_1

7 | 8

Que verde é a cor simbólica da natureza a gente não precisa nem dizer! Praticamente toda planta é verde, e todas elas nascem, crescem, florescem ou dão frutos num ciclo que traduz a perfeição. Por isso mesmo, a cor representa o equilíbrio, saúde, harmonia, esperança e prosperidade, sendo também constantemente associada a um estilo de vida mais natural, onde prevalece a consciência ambiental.

Essa é uma cor que também transmite tranquilidade, acalma e traz segurança, tendo um efeito agradável sem cansar a vista. Por isso, grande parte das escolas infantis tem suas paredes e carteiras nessa cor – até mesmo o quadro-negro é verde. De que outra maneira seria possível manter 30 crianças dentro de um espaço confinado por cinco horas seguidas? É quase um calmante natural!

Buscando equilíbrio? Saudade da natureza? Vá de verde!

PRETO

Black Collage

9 | 10

Esta é a cor mais escura do espectro cromático, caracterizada como a “ausência total da luz”. O preto figura como predileto entre designers e estilistas. Os motivos são inúmeros, que vão desde o apelo visual da cor em si, incluindo também todos os seus significados, à versatilidade das combinações que se pode fazer com ele

Preto representa presença, força e autoafirmação. Por isso também é tão usado pelos jovens que buscam afirmar sua própria individualidade em uma sociedade tão amante de padrões.

O fato é que nenhuma outra cor, quando aplicada na decoração, causa o impacto que o preto tem. Ele consegue, sozinho, aliar simplicidade e elegância, trazer modernidade ao espaço e fugir do comum. Seja na moda ou no mundo do design de interiores, com o preto, não tem erro!

BRANCO

White Collage

11 | 12

O branco está tão impregnado nos espaços residenciais que nunca nem paramos para pensar o motivo disso acontecer. Ele é uma cor atemporal, leve e elegante, com capacidade de ampliar e trazer luminosidade aos espaços, ao mesmo tempo que, por ser neutro, combina muito bem com tudo.

O uso do branco nos remete muito ao minimalismo, um movimento datado do início do século XX, que valorizava um conceito de construção objetiva, limpa e sem excessos. E uma das razões por ser tão usado nesta fase da estética residencial é justamente sua capacidade de, quando aplicado no ambiente como um todo, ampliar ainda mais a sensação espacial do lugar. Então, se bater a dúvida do que usar, aposte no branco!

LARANJA

Orange Collage

13 | 14

Essa é uma cor exótica, que alegra o corpo e a mente. Ela nasce da mistura do vermelho com o amarelo, e carrega um pouco das características de ambas as cores, sendo capaz de clarear um ambiente ao mesmo tempo que o aquece.

É considerada a cor da transformação, e cai muito bem em espaços onde a diversão e a criatividade são exercitadas, pois é uma cor de influência lúdica, que favorece a interação, assim como o amarelo.

VIOLETA

Purple Collage

15 | 16

Vibrante e exótico, o violeta é bastante singular, porque se origina da mistura do azul com o vermelho,  duas cores cujos significados são completamente opostos.

Uma cor ousada, que representa a vaidade e carrega uma elegância não convencional. Usada nos ambientes interiores (e exteriores também, por que não?), traz sensações de prosperidade, nobreza e lealdade. Há quem goste de apostar nela, inclusive para fortalecer o lado espiritual e a introspecção nas pessoas, já que o violeta também simboliza um pouco dos mistérios do mundo.

ROSA

Pink Collage

17 | 18

O rosa, já há algum tempo, é muito associado com o feminino, em seu lado mais sensível e charmoso. Quando em tons mais claros, esta cor costuma ser também associada à infância e juventude, em toda a sua vitalidade.

Assumir o rosa na decoração não é pra qualquer um, mas se você estiver em busca de um ambiente gracioso e delicado, não se acanhe em usá-lo! Só não se esqueça… o rosa detesta ser coadjuvante, hein?

MARROM

Brown Collage_1

19 | 20

Essa é uma cor com raízes profundas, quando o assunto é natureza e, justamente por isso, costuma andar muito junto com o verde. Ela remete à madeira e também é a cor da terra. O marrom é neutro e combina com quase todas as cores, tendo um efeito cálido sobre o ambiente, sem aumentar sua sensação térmica.

Seu efeito na decoração é sempre aconchegante, além de transmitir uma sensação de segurança muito agradável. Para quem pretende transformar a casa em seu recanto mais sagrado, o marrom é uma bela escolha! Afinal, nada melhor do que ter um pouquinho da força da natureza presente no dia-a-dia, não é?

CINZA

Grey Collage

21 | 22

O cinza traduz a sobriedade em sua forma mais equilibrada. Nasce da mistura do branco com o preto, é a linha tênue entre a luz e a escuridão, o meio termo perfeito. Simboliza a reflexão e a elegância.

Seu efeito na decoração é similar ao preto, já que o cinza foge dos padrões com um requinte de sóbria elegância. E como toda boa cor neutra, é extremamente versátil, podendo compor ambientes com ar mais retrô, se arriscar nas referências industriais ou ainda interagir com a delicadeza da simplicidade como poucos. Tem como não gostar?


Enfim, acaba aqui o nosso passeio colorido. Depois de tantas ideias, dá vontade de mudar a casa toda, não é? E por que não? Afinal, faz bem começar o ano novo de casa nova!!! Então, esperamos que tenham gostado e, é claro, se inspirado muito por aqui! Muita cor para nós em 2016! 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Eu vejo cores em você…

    • Casa Cotidiana disse:

      Fernanda! Volta amanhã de tarde que vai ter mais um post falando sobre cores! Só que dessa vez divulgando o trabalho bem bacana de uma designer que funciona como uma ferramenta e tanto para quem não se sente seguro na hora de combina-las!

      A gente agradece, com muito carinho, seu comentário ❤
      Sinta-se em casa pra voltar mais vezes!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s