O segredo para combinar as cores

Design Seeds {For all who love colors}

Quando comecei a faculdade de design de interiores, minha mãe me presenteou com um conselho: “O segredo para combinar as cores é olhar a natureza”, dizia ela. Na época, ela, professora de artes, tentava instruir uma jovem caloura meio rebelde (sejamos verdadeiras, né?), que começava então a descobrir o que era o mundo. Obviamente que, de início, não valorizei muito o ensinamento que tentava me proporcionar, mas o tempo passou, enfim me formei e, num belo dia, passeando pelo Pinterest, conheci o Design Seeds. Quase morri de amores, e na mesma hora, lembrei das palavras de mamis. Foi aí que finalmente entendi o que ela queria me dizer.

Essa ferramenta de inspiração foi criada por Jessica Colulaca, designer especializada no estudo das cores desde sua época de faculdade. No início, as paletas nasciam a partir da mistura de tinta guache com fotos de autoria da própria designer. Hoje em dia, Jessica se utiliza de softwares especiais e é possível, inclusive, de ter sua própria foto (sim, a sua mesmo!) com uma paleta cromática do lado, rolando pelo site do Design Seeds. É só publicar a imagem no Instagram com a hashtag #SeedsColor, e ela poderá escolher você! Muito amor, né?

As possibilidades que essa maravilha nos dá são inúmeras. E nós sabemos como ninguém que não é fácil combinar cores harmonicamente, ainda mais quando se trata de decoração. Nem todo mundo tem habilidade para manipular uma imagem no computador e simular o que está imaginando nas próprias ideias. Na hora de reformar, acaba faltando coragem para investir no colorido e correr o risco de só descobrir se as escolhas deram certo ou não quando tudo estiver pronto. E encontrar um trabalho como esse, disponível na internet, com tamanha riqueza de detalhes e feito com tanto carinho, não só nos guia nessa difícil missão que é construir combinações cromáticas, como também nos inspira (e muito!).

Então, eu vou repetir pra você o conselho que minha sábia mãezinha me contou certa vez: “O segredo para combinar as cores é olhar a natureza”. Pare um pouco essa rotina corrida para contemplar o céu e repare como o azul vai perdendo intensidade e sutilmente se tornando laranja onde o sol se põe!

ColorSet2_150_1

Ou como a mãe natureza foi sábia ao colorir as flores e os bichos, combinando todas as cores possíveis e imagináveis com tamanha maestria…

Até mesmo quando a mão do homem interfere na paisagem é possível admirar as cores! Existe beleza na força sutil da natureza que invade os espaços e toma de volta, a seu modo, o que antes lhe era seu.

VillageHues_150

A gente sabe que daria para ficar aqui o dia inteiro poetizando sobre essas paletas de cores, mas prometi a mim mesma que ia fazer um post curto dessa vez! :p Então, ao invés disso, lhe convido a visitar o site, ou o Facebook, ou o Instagram, ou o Pinterest, ou mesmo o Twitter do Seeds e se apaixonar pelo trabalho dessa mulher como eu me apaixonei, escolher sua foto preferida e usá-la para repaginar algum cantinho da sua casa, ou o escritório, ou quem sabe mesmo, a vida inteira? Não precisa nem pedir para mandar o resultado pra gente, né?

Porque, agora que você já sabe o significado e o efeito que cada cor tem no nosso cérebro (lembra?), pode guiar sua busca pelo site definindo sua cor preferida ou mesmo pelo tema da foto que quer usar pra se inspirar.

Aqui vão algumas dicas rápidas:

  • Comece pelos tons mais neutros ou mais claros para preencher o ambiente;
  • Escolha uma segunda cor para predominar sobre as demais;
  • E, para finalizar, escolha a cor mais forte para pontuar objetos de destaque na decoração.

Até a próxima! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s