Galeria de Estilos #1

Boho Chic

Quando pensamos em como nossa casa deveria ser, uma das primeiras ideias que nos vem à mente é “conforto”, não é? É um fato indiscutível… Segundo nosso amigo dicionário, conforto significa uma atmosfera agradável, que rodeie o ser humano e promova o bem-estar. E não tem nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e se sentir acolhido, falemos a verdade. É como receber colo de mãe ao abrir a porta!

Mas, tão importante quanto conforto, um outro critério que deve ser pensado com todo o carinho quando montamos nosso cantinho, é que ele reflita quem nós somos. Devemos escolher os móveis, as cores e os objetos decorativos com o mesmo cuidado que escolhemos as roupas que vestimos. Ambos – moda e design de interiores – são instrumentos que materializam nossas personalidades, que demonstram quem somos. Entretanto, mais importante do que nos reafirmar ao mundo, é garantir que nosso pequeno mundinho particular vibre na mesma sintonia que nós.

Existem milhares de estilos por aí, e são tantas referências que dá para ficar perdido fácil, fácil no que escolher. Pensando em te ajudar, criamos a Galeria de Estilos, uma sequência de posts falando um pouco sobre cada uma dessas tendências, como surgiu, de onde veio, o que as caracteriza… Assim, você vai poder adotar a  que mais se identifica como inspiração para a sua casa, ou misturar várias (também pode)!  😉

Então vamos começar pelo Boho, que surgiu, primeiramente, com a moda e depois invadiu a decoração. Boho é a abreviação de Bohemian, e traduz um estilo que nasceu inspirado nos ciganos, povo misterioso que teve sua origem no subcontinente Indiano, mas que migrou pelo mundo inteiro, agregando as culturas de inúmeros países.

E é exatamente por isso que ele é tão inusitado e diferente do convencional. Mistura referências étnicas, orientais, hippies, rústicas, clássicas, e por aí vai… Caracteriza-se pelo contraste de cores vibrantes e estampas de diferentes padrões, tudo isso com o objetivo de proporcionar aconchego e alegria aos olhos.

Não é difícil se encantar com esse estilo, assim como também não é difícil se apaixonar pelas histórias que cercam esse povo tão cheio de mistérios, de espírito livre e viajante, que preza pela liberdade, põe sua família acima de tudo e que, apesar de todas as dificuldades, cultiva a alegria de viver como poucos sabem fazer.

O Boho possibilita, como nenhum outro, que sua casa seja a memória viva das histórias dos moradores. Todas as lembranças de viagens, todos os itens de colecionadores ou garimpados em brechós, todas as heranças de família tem seus lugares garantidos.  E ainda que, a princípio, lhe pareça improvável ver esta seleção de objetos reunida normalmente, é aí que mora a graça do estilo!

Para te ajudar a se guiar na decoração, escolha sempre materiais que traduzam visualmente o conceito de “aconchego”: madeira, lã, camurça e palha. Adicione à mistura cores vibrantes e alegres, como o roxo, mostarda, magenta, amarelo, verde-oliva e azul turquesa. Pontue a combinação com cores mais sutis e neutras, como o branco, marrom, bege e cáqui. E para completar os ambiente, almofadas, colchas, puffs, espelhos, tapetes, plantas e velas são sempre muito bem vindos.

Se você gosta desta tendência, mas tem um pouco de receio que sua decoração fique um tanto “over”, não se preocupe. Dá para balancear as medidas se apropriando dos elementos típicos do Boho, como as colchas, almofadas e estampas, mas mesclando à cores mais neutras e móveis clássicos. Dessa forma você compõe um ambiente mais folk, elegante e com um quê de nostálgico. Daí vem o Boho Chic. Um charme, não é?

A gente fica por aqui, mas tem muito, MUITO mais imagens e ideias do estilo Boho Chic para você se inspirar lá no nosso Pinterest! Vai lá dar um “pin” com a gente! 😉

NOTA: As imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco através do email casacotidiana@gmail.com.

Anúncios

2 comentários sobre “Galeria de Estilos #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s