Garimpo de Ideias #1

Como organizar seu Open House

Existem dois momentos que criam grande expectativa em quase todo mundo que resolve reformar o próprio cantinho de morar: o início do quebra-quebra e a hora de abrir as portas da nova casa pela primeira vez! No começo, a gente imagina como vai ficar, pensa em mil e uma ideias e não vê a hora de ter tudo pronto, não é verdade? E quando finalmente a obra acaba, chega o momento de receber os amigos para aquele open house tão aguardado (e, muitas vezes, cobrado 😛 ) por todos. Mas, quando vamos planejar, vem aquela dúvida… o que fazer primeiro?

Está nessa situação? Então vem com a gente, porque nesse post nós reunimos uma série de dicas que vão te ajudar a criar o clima perfeito para essa ocasião tão especial!

Receber é um exercício de generosidade, de carinho, de entrega e compartilhamento da nossa intimidade com aqueles que nos são mais queridos! Por isso, o planejamento e o cuidado na hora de organizar tudo são tão importantes. E por “organizar tudo”, nós queremos dizer tudo mesmo, porque essa arte de receber é composta, principalmente, dos detalhes… da organização do espaço e composição da mesa, onde serão servidas as comidas, dos sabores das bebidas, que vão acompanhar o bate-papo, até a música que vai embalar o momento e transformar a vibe do seu open house.

O segredo da versatilidade…

Não tem coisa mais gostosa do que ser convidado para a casa de alguém e, ao chegar, se deparar com um ambiente aconchegante, que nos convide a entrar e nos faça se sentir em casa! E com algumas peças de mobiliário, é super possível e fácil ampliar as suas acomodações. Quer ver?

Os assentos e apoios são os itens mais essenciais de qualquer festa em casa, já que será preciso acomodar os convidados com conforto e praticidade. Os assentos fixos, como bancões ou sofás de maior porte, nem sempre dão conta de atender a todos, por isso, investir em banquinhos soltos ou tamboretes para estas ocasiões é sempre uma boa pedida, porque além de serem econômicos em espaço, permitem adaptar facilmente qualquer cenário de sala, varanda ou área externa para acomodar mais gente. São também ótimas peças de decoração e quebram muuuitos galhos na rotina do dia-a-dia.

Baús antigos também podem ganhar uma nova roupagem e servir como um charmoso banco. Basta acrescentar almofadas do tipo futton em cima, e voilà… está pronto para sentar! As mesinhas soltas também são acessórios valiosos, pelo mesmo motivo dos bancos, sobre que falamos antes. Elas servem de apoio para os petiscos, para as bebidas, e também para objetos que você queira usar para compor a decoração.

02.jpg

Foto: Pinterest

E o que dizer das nossas velhas e boas conhecidas almofadas? Elas são sempre ótimos complementos para acrescentar charme ao ambiente, seja em ocasiões cotidianas ou no momento de dar uma festa. Com elas, qualquer cantinho sossegado vira convite confortável para sentar e aproveitar o papo. E a melhor parte é que você pode brincar à vontade, porque opção é o que não falta! Tem grandes, pequenas, coloridas, neutras, lisas, estampadas, com texturas… vale compor com todos os tipos! Você pode usar as que já tem, ou, se preferir, lançar mão de capas que te permitam mudar a carinha delas, para ficar de acordo com o restante da festa. Onde achar? Tem na Tok & Stok, na Oppa, na Camicado, e em inúmeras outras lojas.

Luz para dar charme!

A iluminação pode mudar completamente o clima de um lugar, e dependendo da forma como seja trabalhada, dá para criar inúmeros cenários! Basta um pouquinho de criatividade nas ideias para a sala, varanda ou quintal ganharem ares muito mais intimistas para a sua festa! Olha só…

08.jpg

Foto: Diga Sim

Lanternas e velas! Combinação simples, mas que garante charme imediato a qualquer espaço sem vida. Inspirados na cultura marroquina, esses pequenos mimos de decoração podem ser encontrados em diversos formatos, tamanhos e materiais diferentes: tem de metal, vidro, madeira, trançado… e quando iluminados por dentro, criam esse efeito lindo nas superfícies ao redor. São super fáceis de achar e também tem diversas opções de preços. Quer algumas dicas? Você pode olhar na Tok & Stok, também na Camicado, na Etna e na Leroy Merlin.

10.jpg

Foto: Instagram

Outra ideia interessante e suuuper simples de usar, mas que pode conferir um toque bem gostoso aos cantinhos da sua festa, é optar por utilizar esse tipo de pisca-pisca de bolinhas. Essa é uma ótima pedida para quem gosta de colocar a mão na massa e encarar um desafio DIY. A gente já se arriscou por aqui e pode ensinar a vocês depois o nosso passo-a-passo! 😉

Se você tiver uma área a céu aberto em sua casa e quiser fazer a festa por lá, pode lançar mão de alguns balões japoneses, outra opção que dá para resolver com as próprias habilidades DIY, e que pode ser usada tanto em festas diurnas como nas noturnas (com iluminação dentro, inclusive).

Praticidade nos detalhes…

Depois de preparar o ambiente, chega a hora de pensar nos detalhes necessários para servir os convidados. Neste quesito, nossa sugestão é optar por ideias práticas e simples de montar (e também de desmontar, quando tudo acabar). Na mesa, por exemplo, ao invés de usar grandes toalhas que demandem uma limpeza mais pesada depois, que tal se utilizar de um jogo americano sob os pratos? Uma opção que também oferece muitas possibilidades de estilos e cores para você escolher.

11.jpg

Foto: 3 em Casa

Na escolha de onde servir o cardápio da noite, vale lembrar que, se possível, opções descartáveis como o plástico não são as mais indicadas, já que o impacto que o descarte delas causa na natureza é conhecidamente nocivo! Hoje em dia, já existem alternativas de bambu bastante interessantes, que além de impactarem muito menos o meio ambiente, também são elegantes, apesar de ainda pouco difundidas no mercado. Mas, se preferir, use as louças que você já tem, e componha com guardanapos bonitos, velas e arranjos. Somando estes toques, com certeza você conseguirá criar um belo visual para a sua festa. Depois disso, é só colocar as bebidas para gelar, definir um cardápio temperado com bastante carinho, e abrir as portas de entrada para muita celebração!

E não vá esquecer da música, hein? Nós aqui da Casa, que adoramos um bom som, fizemos uma playlist para te ajudar a embalar a ocasião. Acessa lá o nosso Spotify e manda ver no play!

Ahh, depois conte pra gente se as dicas ajudaram, combinado? Boa festa a todos! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Garimpo de Ideias #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s