Galeria de Estilos #3

Decoração Escandinava

O design escandinavo é o novo queridinho do momento há algum tempo e não podemos deixar de falar sobre ele aqui no blog. Antes de te deixar babando com os ambientes mais lindos e apaixonantes desse estilo único e tão contemporâneo, vale falar um pouco sobre como ele surgiu.

O estilo data do século XX e surgiu ao norte da Europa, numa região conhecida por Escandinávia, que compreende os países da Dinamarca, Noruega e Suécia. Fortemente associado ao movimento social-democrático, o estilo escandinavo foi criado após a Segunda Guerra Mundial e defendia o ideal de móveis não como representantes de um valor social, e sim como uma ferramenta para atribuir identidade e significado às casas. Os objetos de design deveriam ser bonitos e funcionais, além de acessíveis à todos.

escand_bimbon05

Foto: Hometeka

O novo estilo de decoração apostava na simplicidade e no minimalismo como ponto de partida, criando ambientes amplos e claros, de formas simples, linhas retas e cores neutras. Aqui “menos é mais” é a lei básica para qualquer espaço. Então, é importante evitar o excesso de objetos e informação, pois é essa simplicidade que confere a elegância do estilo à sua casa.

escand_bimbon18

Foto: Hometeka

Outra característica marcante da decoração escandinava é o emprego dos materiais em seu estado natural e orgânico, tanto nos móveis, quanto nos objetos decorativos. Sendo, os mais comuns, a madeira de tom claro (típica da região), o couro, vidro, cerâmica, ferro, e tecidos naturais como a lã, linho e algodão.

content_escand_bimbon10_content

Foto: Hometeka

O uso predominante do branco tem ligação com a valorização da iluminação, principalmente a natural. As paredes brancas não só ampliam os ambientes, como também propagam e distribuem melhor a luz.

Além do branco, outras cores muito utilizadas nesse estilo são o preto, cinza e tons terrosos. Entretanto, você também pode adicionar cores mais vibrantes à decoração, apostando em elementos de destaque, como objetos decorativos, quadros, ou algum móvel que tenha um significado especial para você.

3-sala-scandinava-com-plantas

Foto: Alvhem

hall-estilo-escandinavo-3

Foto: Homedit

Também é possível, além do ponto adicional de cor, mesclar o estilo escandinavo com outros elementos, para deixar a casa mais com a sua cara. Uma possibilidade é o uso de grafismos e estampas geométricas, se apropriando da combinação das cores preto, branco e cinza para uma decoração mais urbana e industrial. Ou mesmo agregar móveis e elementos mais rústicos para um ambiente com uma pegada mais country.

No nosso Pinterest tem uma board cheinha de referências pra vocês se inspirarem com a gente, é só clicar aqui.

Até mais, e a gente se vê no próximo post! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Galeria de Estilos #3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s