7 Dicas para Cozinhas sem gastar muito

Verdade seja dita: eu adoro cozinhar! Mas meu lema na cozinha está mais pra “comida  tem que ser gostosa, não necessariamente bonita” (risos!). Já fiz um feijão tropeiro que, para quem comeu, estava uma delícia, mas olhando de primeira, dava até um sustinho. E considerando que, na minha infância, “à moda da casa” era sinônimo de “ligeiramente queimado”, acho até que estou no lucro! 😛

Bom, vocês já devem ter percebido que o assunto de hoje é sobre cozinhas. Isso porque, nessa quarta-feira do dia 10, temos o Dia da Cozinheira. Deixamos aqui os nossos parabéns à essas mulheres tão especiais que nutrem não apenas o corpo, mas também a alma, já que cozinhar é também um ato de carinho. E como aqui a gente gosta de por a mão na massa e mostrar que funcional, bonito e barato cabem sim na mesma frase, “simbora”!

Sabemos bem que contratar uma empresa de móveis planejados para mobiliar a cozinha às vezes pode sair uma pequena fortuna, da qual nem sempre dispomos, certo? A boa notícia é que essa não é a única opção disponível para quem busca aproveitar bem o espaço que tem. Com algumas boas e criativas ideias, dá para sobreviver muito bem, obrigada por um tempo, até conseguir economizar pra investir naquela cozinha dos seus sonhos. E até lá, não significa que você não possa se apaixonar pela que tem hoje. Quer ver?

 

1 – Cortineiros sob bancada

As bancadas de cozinha são um investimento inicial realmente necessário, então é sempre bom já pensar com carinho no tipo de material que será usado, cor, dimensões e posição. E enquanto o dinheiro para os armários não vem, uma solução prática, bonita e econômica pra esconder a bagunça de maior porte são as cortinas:

Com os itens menores, como talheres, panos de prato e outros objetos – que são melhor organizados em gavetas – você pode fazer que nem a linda da Paola Carosella na foto acima, adquirindo aqueles gaveteiros típicos de escritório para servir de armário.

Dica valiosa: Nas cortinas, evite usar tecidos de fibras naturais, prefira as sintéticas. Assim, fica mais fácil na hora de lavar, bastando apenas jogar na máquina. E se o tecido for mais encorpado, às vezes só um pano umedecido e detergente neutro já dão conta do recado na hora de fazer a limpeza.

2 – Prateleiras

Costumamos destinar os armários altos na cozinha para louças e mantimentos, mas quem disse que precisa ser sempre assim? As prateleiras fazem a vez dos armários por um preço muito mais em conta, e conferem um charme único ao ambiente.

Regra básica: aproveite todo o espaço que tiver, organize as louças conforme o tipo e, para que quiser dar um toque estético a mais, vale a pena investir em potes padronizados para a despensa, compor com cestos em palha ou caixotes em MDF.

3 – Organizadores

Outra forma prática de manter a cozinha organizada é garantindo que cada coisa tenha seu devido lugar, acesso fácil na hora de usar, e mais ainda na hora de guardar. Temperos, xícaras, frutas e legumes, panos de prato, panelas e utensílios…

Para um porta-temperos sob medida, você pode comprar caixas compartimentadas em MDF, à venda em papelarias e lojas de artesanato, e comprar frascos em vidro com uma boa vedação, e claro, que caibam nos nichos.

Com uma régua de madeira maciça e braçadeiras para canos em metal, dá para fazer seu próprio porta utensílios de cozinha, gastando bem pouco. E com suporte horizontal e ganchos em aço inox, dá pra organizar mais um bocado de coisa!

4 – Reaproveitamento de Espaço

Às vezes a gente já tem os armários, mas ainda assim, a bagunça reina e parece que nada nunca cabe! Na hora do desespero, dá vontade de mandar tudo abaixo e comprar um novo, não é? Mas calma que tudo tem solução, e o que não falta no mercado hoje em dia são aramados para reaproveitar melhor os espaços. Dá uma olhada!

5 – Caixotes de Feira

Sim! Caixotes de feira são outra solução versátil e econômica para compor a cozinha e deixar tudo funcionando:

6 – Horta em casa

Ter uma horta em casa hoje em dia, mesmo que pequena, é qualidade de vida! Garante mais sabor à mesa e puro charme ao ambiente. Se você ainda não começou a sua porque não sabe como fazer, ou pensa que deve sair muito caro criar a estrutura, acabaram-se as desculpas! Olha só essas duas soluções que encontrarmos? São fáceis de fazer e bem econômicas também:

A primeira horta foi feita com tela de aço leve, daquelas usadas para reforço estrutural em lajes (que você pode encontrar em lojas de material de construção como a Leroy Merlin) e latas de leite em pó, que dá para decorar com pintura de tinta spray. A segunda ideia foi composta por varões de cortina em metal, e ganchos para sustentar a fixação dos vasos, o que te garante bastante mobilidade e dá a opção de pendurar até outros itens juntos às verdinhas.

7 – Estantes Multiuso

Nossa última dica para a sua cozinha ficar tudo de bom e, ainda por cima, com uma carinha toda profissional, é abusar das estantes multiuso, principalmente se você não quiser (ou puder) sair furando as paredes. Elas podem ser de plástico ou de metal, cromadas ou coloridas, e algumas ainda te dão a opção de ajustar a altura das prateleiras pro tamanho que você precisa. Nós aqui da Casa recomendamos as de metal. Apesar de serem um pouquinho mais caras, elas suportam mais peso e não vão ceder tão fácil com o que for colocado sobre as prateleiras.


Viram como é possível morar bem gastando pouco? É só ter criatividade! 😉

E aí? Gostaram das nossas dicas? Gostariam de ver mais posts com soluções versáteis para outros cantos da casa? Mandem mensagem pra gente que vamos atrás do que estiverem precisando! Até a próxima!

Anúncios

7 comentários sobre “7 Dicas para Cozinhas sem gastar muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s