Tamanho Ideal – Quadros

Existem alguns itens de decoração que, quando usados corretamente, tem o poder de transformar completamente o clima dos ambientes. Os quadros, definitivamente, estão nessa lista! Eles dão vida a qualquer parede sem graça e conferem significado a muitos espaços que, antes, passariam como meros coadjuvantes para o nosso olhar desatento. E sabe porque eles são tão úteis e versáteis na composição dos interiores? Uma palavra: variedade! De tamanhos, de cores, de estilos, de formas de expor, de molduras… tem para todos os gostos e necessidades!

Por isso, se você anda buscando ideias para montar sua “galeria” no cantinho da própria casa, nós reunimos algumas sugestões que podem te ajudar! Vem com a gente!

Como organizar os quadros na decoração?

O primeiro passo para começar a escolher a maneira de organizar seus quadros é definir qual será o nível de importância que eles terão na decoração do ambiente em que você está trabalhando. Se a intenção for lhes dar destaque, escolha uma parede com espaço suficiente para criar sua composição com folga, e então comece a estudar o formato que ela terá, antes de furar ou pregar em qualquer centímetro dela! Essa parede é sua tela em branco, por isso vá com calma, hein?

Composição em formato retangular

Esta forma de organizar parte de um princípio muito simples: visualize um retângulo (pode rabiscar com um lápis, se preferir!) na superfície onde serão postos os quadros, e dentro desse formato, organize-os. Recomendamos dar preferência a colocar os maiores ou com imagens de características mais marcantes nas extremidades do retângulo. Assim eles funcionarão como base para o formato da sua composição.

Retangular 1.jpg

Foto: Milena Holanda


Retangular 2.jpeg

Foto: Ana Maria Miller

Um detalhe importante: como nem sempre é possível encontrar um conjunto de molduras onde as medidas se encaixem tão perfeitamente umas nas outras, pode ser necessário espaçar mais alguns quadros do que outros na busca da harmonia desejada. Se for o seu caso, aproveite-se disso à vontade! Teste, faça combinações, e quando encontrar a que mais te faça feliz, mãos à obra. 😉

Composição em formato quadrado

Nesta maneira de organizar, seguimos basicamente o mesmo princípio da anterior, com a diferença apenas de que, ao invés da imagem do retângulo, dessa vez a forma que guiará a montagem será a de um quadrado.

Quadrado 1+2.png

Foto: Pinterest

Outra maneira interessante de se utilizar destas ideias que acabamos de mostrar é dividir uma única imagem em vários pequenos quadros, dispondo-os juntos. Você pode escolher uma ilustração, gravura ou fotografia de sua preferência e dividi-la em trechos, para imprimir em grande escala (só não se esqueça de verificar a resolução antes de enviar para a gráfica). Depois é só emoldurar cada parte e montar o “quebra-cabeça”, como no exemplo aí embaixo. Mas nesse caso específico, os espaços entre um quadro e outro devem ser mais padronizados, para que o olhar do observador possa completar com mais facilidade a totalidade do que está vendo, ok?

Retangular 3.jpg

Foto: Márcia Nejaim e Suzana Azevedo

Composição a partir de eixo central

Esta é a maneira mais “democrática” de organizar quadros na decoração, pois permite brincar com os tamanhos de forma mais solta e assimétrica. Funciona da seguinte forma: ao escolher a parede de sua preferência, trace uma linha na altura ideal para o ambiente em questão, e a partir dela, distribua os volumes para cima e para baixo, buscando concentrar os maiores no centro, e ir diminuindo os tamanhos nas extremidades da composição.

Eixo Central 2.jpg

Foto: AMC Arquitetura

Vale lembrar que, caso você queira colocar suas obras expostas sobre o sofá ou cabeceira da cama, é sempre bom manter uma distância de pelo menos uns 20cm do mobiliário para a base inferior dos quadros, de forma a deixar uma área de “respiro” entre ambos. Mas se a composição for prevista para ficar em uma área de circulação que não tenha móveis próximos à parede, fique à vontade para localizá-la de forma mais centralizada, deixando uma folga nas partes de cima e de baixo, para ficar harmônico.

Eixo Central 3.jpg

Foto: Casa Cláudia


Eixo Central 4.jpg

Foto: Casa & Jardim

Alinhamento inferior ou superior

Há também a possibilidade de criar uma linha de base que nivele todas as molduras tanto por cima, quanto por baixo, dependendo do ambiente e do efeito que se quer criar. Lembrando mais uma vez: os volumes maiores naturalmente ditarão o sentido de leitura do olhar do observador, então procure concentrá-los sempre no ponto de onde vai partir a linha que guiará toda a composição.

Alinhada por cima.jpg

Alinhamento por cima | Foto: Pinterest


Alinhada por baixo.jpg

Alinhamento por baixo | Foto: Pinterest

E aqui vai mais uma dica importante: na hora de definir o posicionamento dos quadros, independentemente do tipo de composição que escolha fazer, considere que a altura média ideal para o olhar do usuário é de 1,60m. A partir daí, é só começar a organizar.

E as molduras? Qual escolher?

Existem diversos tipos de moldura, e na maioria dos casos, quem dita as regras da escolha ideal é o tipo de arte que se tem para expor. Opção é o que não falta! A alternativa clássica é sempre mandar emoldurar em alguma loja próxima, mas você também pode comprá-las prontas em lojas como a Parederia ou Tok & Stok.

E se estiver em busca de novas artes para compor com as que já tem, vale dar uma garimpada nas opções da Urban Arts e Oppa.

Molduras.jpg

Ah, e uma última dica! Sabe o que fica super interessante nestas composições de que tanto falamos ao longo desse post? Mesclar os quadros com outros objetos decorativos, como a arquiteta Helena Kallas fez com estas discretas prateleiras neste detalhe abaixo.

Diversos 2.jpg

E aí? Gostou das nossas dicas? Essas foram apenas algumas formas de composição que trouxemos para te inspirar, mas existem muuuitas outras maneiras interessantes. Quer mais algumas ideias para te ajudar? Então dá uma passada lá pelo nosso Pinterest? Fizemos uma board novinha cheia de inspiração pra vocês!

Use e abuse da criatividade na sua casa, e depois, compartilha o resultado com a gente, hein? 😉

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s