Aprenda a combinar as cores na decoração

Como escolher tecidos, acabamentos e muito mais!

Essa é uma dúvida muito comum de quem está decorando a própria casa e foi justamente neste contexto que, recentemente, uma amiga minha me pediu que eu abordasse o tema aqui no blog, para esclarecer algumas das muitas questões que estão se passando por sua cabecinha na hora de montar seu primeiro apê. Mas como eu sou uma boa amiga (risos!) e nós sabemos que esse é um problema que também ronda muito dos nossos leitores aqui da Casa, decidimos dedicar a semana ao assunto.

Há um tempinho atrás, nós liberamos aqui no blog dois outros posts sobre cores: o primeiro sobre a influência que elas tem sobre o nosso psicológico (e você pode conferir ele aqui), e o segundo com uma dica de como combinar cores se utilizando de paletas prontas, que facilitam o processo de visualizar todo o contexto delas na decoração (aqui). Ambos já valem como ponto de partida, afinal, precisa-se começar de algum lugar, certo? Simbora!

Pontos de partida para a decoração:

  • Escolher uma cor como norte, levando em consideração o efeito que você quer ter no ambiente;
  • Escolher uma paleta de cores pré-definida que te agrada;
  • Ou partir de algum móvel colorido ou objeto decorativo que você já tenha em casa.

Em seguida, será necessário apresentar para vocês um pouco dos conceitos técnicos das cores, para esclarecer como elas dialogam entre si na hora de escolher a maneira de compor seus ambientes.

Círculo croma

Círculo Cromático

Para quem não conhece, esse é o círculo cromático – uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. O círculo funciona como um instrumento facilitador na hora de identificar a relação entre as cores básicas, que são doze ao total.

Não será necessário aprofundar o assunto e apresentar à vocês quais são as cores consideradas primárias, secundárias ou terciárias. O que vamos tratar neste post é para aprender a identificar, no círculo, quais cores e como se harmonizam entre si. Vamos começar?

Monocromia

Adotar apenas uma cor como base para a sua decoração e as variações de tons provenientes da mesma, sendo mais claros ou mais escuros. Esse tipo de combinação cromática também  é conhecida como ton sur ton.

Mono

Monocromia ou ton sur ton

monocromia azul

Decoração em tons de azul | Fonte: Casa Cor

 

Analogia

Se usar uma única cor para decorar a casa não é bem seu estilo, e é justamente aí que reside o problema (já que você não tem certeza de como combinar várias ao mesmo tempo sem perder a mão), uma das soluções possíveis é apostar nas cores que aparecem juntas no círculo cromático. A combinação permanecerá harmônica e sem contrastes, porque quando dispostas lado a lado no círculo, as cores possuem uma base cromática em comum.

Análogo

Analogia

análogas 02

Decoração com cores análogas: magenta, vermelho e laranja | Fonte: Casa da Flavinha

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas diametralmente opostas no círculo cromático, e que oferecem maior contraste entre si. Por essa característica, a decoração ganha um caráter forte e visualmente impactante. Para equilibrar a composição, o ideal é combinar sempre com cores neutras e tons pastéis.

As cores complementares mais comumente usadas são: amarelo e roxo, azul e laranja, vermelho e verde.

Complementar

Cores Complementares

content_verdelaranja

Decoração com cores complementares | Fonte: Hometeka

 

Cores Complementares Divididas

Funciona de forma bem similar às cores complementares padrões, a única diferença é que ao invés das duas cores opostas no círculo, se utilizam três, desmembrando uma  das cores complementares com as suas duas adjacentes.

O bom dessa combinação é que se mantém o contraste das complementares, porém sem apresentar muita tensão visual.

comp div

Cores complementares divididas

c176eba699147ad87d6eaf8e050414b6

Cores complementares divididas: amarelo, vinho e magenta | Fonte: Dcoração

Quando se trata da predominância das cores nos ambientes, você pode empregá-las de duas formas: ou aplicando nas paredes, ou nos móveis de maiores proporções. Em ambos os casos, o ideal é ir pontuando a complementar em detalhes, como enfeites, almofadas e estofados. E claro… saber equilibrar as combinações, para não pesar na decoração.

O Uso de Cores Neutras

Não é de hoje que as cores neutras como o branco, marrom, bege e marfim estão dominando os ambientes. Quando decorados apenas com essas cores, os espaços ganham um a mais toque de sofisticação e requinte, e nos passam uma maior percepção de amplidão, pela sensação de limpeza que surge no campo visual. Em geral, vemos muito desse raciocínio no estilo clássico.

neutro

Decoração neutra | Fonte: Deavita

O cinza, apesar de também ser neutro, quando inserido na decoração, confere um caráter mais contemporâneo ao espaço. Entretanto, por ser uma cor mais escura, fica melhor quando inserido em ambientes amplos, pois ele tende a criar uma percepção de encolhimento. Se for o caso de usar em espaços pequenos, nossa dica é caprichar na iluminação.

cinza

Decoração em cinza | Fonte: Decor Fácil

Também é possível alcançar o meio termo entre tons neutros e cores vibrantes para ambientes marcantes e únicos, vê só:

cinza + amarelo

Decoração em cinza e amarelo | Fonte: Decor Fácil

cinza + comp

Decoração em cinza com as cores complementares vermelho e verde | Fonte: Decor Fácil

neutro + azul

Decoração em tons neutros e azul | Fonte: Líder Interiores

neutro + laranja

Decoração neutra com laranja e azul | Fonte: Líder Interiores

Os tons neutros também podem ser adicionados à decoração como texturas ou acabamentos. Madeiras, tecidos, couros, pedras e outros tantos elementos naturais podem ser inseridos nos ambientes para equilibrar com a escolha das cores de forma harmônica, agregando conforto e requinte.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre como compor a decoração dos ambientes, apostando nas cores sem medo. Hoje a gente fica por aqui, mas continuem seguindo a Casa para mais dicas valiosíssimas sobre tornar o seu cantinho apaixonante!

Anúncios

Um comentário sobre “Aprenda a combinar as cores na decoração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s