9 Dicas para Combinar Estampas em Casa

Se alguém te contar que moda e decoração são primas distantes, não acredite! As duas estão mais pra gêmeas bivitelinas do que qualquer outra coisa, andando de mãos dadas nesse mundo de tendências, cada uma na sua área, mas ainda assim tendo muito em comum.

E se na moda vira trend, não demora muito para invadir a decoração também. Afinal de contas, nossa casa e nossas roupas são formas de reafirmar nossa personalidade frente ao mundo, e nada mais justo que ambos estejam em sintonia! Um exemplo típico disso é a combinação de estampas. Conhecido como composé (a tendência de misturar estampas em um mesmo ambiente), esse estilo charmoso que invadiu as casas de muita gente, trouxe também algumas dúvidas sobre como usar. Por isso, nós preparamos um manual com 9 dicas essenciais para acabar com qualquer mistério!

E, na mesma mão das estampas, estão as cores. Elas são fundamentais para compor qualquer ambiente, então não se esqueça de ler nosso post sobre como combiná-las, caso você ainda não o tenha lido, passeando por ai! Se já viu, we’re ready to go! (estou me sentindo muito internacional hoje) 😀

Antes de começar, vale só ressaltar que, tão variados quanto as opções de estampas, são os locais onde elas podem ser usadas em casa. Vale apostar no papel de parede, nas almofadas, estofados, cortinas, revestimentos de parede e piso, tapetes, roupas de cama, louças, objetos decorativos, quadros… Ufa! Basicamente tudo!

1. Estampas sobre base neutra

Não tem muito erro quando combinamos cores ou estampas em um ambiente onde prevalecem os tons neutros. Isso porque uma base neutra garante o equilíbrio na combinação.

Estampa 23

Nesta sala, quase como um quadro em branco, os moradores combinaram diferentes estampas, em um mesmo tom de azul, no tapete e nas almofadas. Como esses são os únicos elementos que chamam a atenção na decoração, a combinação entre eles torna-se  bastante agradável.

Estampa 22

Neste segundo exemplo, diferente do primeiro, predominam vários tons de verde, ao invés de apenas uma tonalidade. A escolha da cor aparece tanto nas estampas das almofadas e na cortina, como também nos quadros e nos próprios arranjos de plantas da moradora. Para adequar as diferentes estampas e cores, o sofá e a sala em tons de branco e creme harmonizam a combinação.

2. Estampas sobre base colorida

É possível combinar várias estampas quando a cor predominante nelas é análoga (como já vimos no post sobre cores). E se você prefere fugir do branco e dos tons pasteis na decoração, o mesmo pode ser feito na escolha da cor para a base onde essas estampas aparecerão, como na imagem abaixo:

Estampa 17

A cor verde é análoga ao azul, e portanto, combinam perfeitamente. Quando colocadas sobre o recamier verde, as almofadas em azul escuro, azul petróleo e preto criam uma combinação equilibrada.

Estampa 15

Nesta sala super delicada, a moradora soube equilibrar bem a escolha das estampas no tapete e nas almofadas e adotou o tom de rosa quartzo, presente em uma das almofadas, como base para o estofado do sofá.

3. Escolha uma única cor

Assim como na primeira dica, apostar em apenas uma cor para compor a padronagem das estampas é acerto garantido. Sejam elas floridas, listradas, geométricas, étnicas, etc. Quando empregadas em apenas uma cor, sempre conversam entre si e compõe uma combinação bem agradável aos olhos.

Estampa 10

4. Duas cores

Uma tática comumente utilizada é definir duas cores para basear a escolha das estampas. Você pode optar por cores de acordo com as combinações do círculo cromático, ou usar como referência algum outro elemento de cores pré-definidas, como no exemplo abaixo:

Estampa 24

Nesse apartamento, o ponto de partida na definição das cores foi o quadro em preto e amarelo que aparece acima do sofá, que ditou o complemento do restante da decoração em branco e cinza.

Estampa 11

Já neste outro exemplo, optou-se pelas cores complementares azul e laranja, e foram adotados padrões florais, aplicados nas almofadas e objetos decorativos.

5. Link de cor

Acontece muito de nos apaixonarmos por uma estampa em específico, daquelas bem coloridas e já levarmos pra casa sem nem pensar duas vezes, não é? Aí percebemos que não dá para sair reproduzindo a mesma estampa em tudo quanto é canto, se não fica um pouco over demais.

Estampa 25

A solução é selecionar duas cores dentro da estampa “queridinha” para diversificar em outros elementos. Por exemplo: na imagem acima a estampa escolhida foi a floral, que está em uma das almofadas sobre a cama e no futton embaixo da janela. Dentro da gama de cores, a profissional destacou o verde e o salmão, e as utilizou tanto em estampas mais simples, quanto em tecidos lisos.

Estampa 14

Nesse quarto juvenil, o fator determinante foi o papel de parede de flamingos sobre a cama. Dele destacaram-se as cores rosa queimado e o cool gray puxado para o verde. A partir dessa paleta, definiram-se a pintura e estofado da cadeira, a roupa de cama, as bandeirolas e as almofadas do quarto. Muito lindo, não?  ❤

6. Padronagens temáticas

Uma outra dica excelente é ater-se à temática das estampas. No quarto abaixo, o elo adotado para a escolha das estampas foi o padrão navy.

Estampa 01

Estampa 18

Nesse lavabo super chique, apesar da ambiência mais carregada pela escolha do preto como revestimento das paredes e piso, o tapete multi-cores entrou somando ainda mais valor à decoração. E aqui, o segredo para não pesar a mão foi todos os padrões terem uma pegada étnica bem definida.

7. Proporção entre estampas

Essa dica é de ouro! É o limiar entre um ambiente harmônico e um sobrecarregado. E o segredo dela se baseia na proporção. Ao misturar as estampas, fique atento ao tamanho de cada uma, dê destaque às estampas de padronagens maiores ou de cores mais vibrantes e combine-as com outras mais básicas e de padronagem menor, com menos informação, ou retilíneas.

Estampa 03

Estampa 05

Nas duas salas, o destaque ficou para os tapetes, ambos de padronagem geométrica, porém em maiores proporções. Para balancear, as almofadas apresentam desenhos mais delicados, com linhas mais finas e padronagens menores.

8. Listras tão com tudo

Listras são as queridinhas de muita gente, e o melhor é que elas são também bastante democráticas, combinando com qualquer estampa. Na imagem abaixo, as listras foram pintadas na parede e combinam perfeitamente bem com o tapete em chevron e a cortina em poá. Um outro detalhe interessante de observar nessa imagem é a proporção que falamos acima: as listas entram em uma escala maior, e para equilibrar, o tapete e a cortina tem padronagens menores.

Estampa 28

Outra característica bacana das listras é que elas funcionam nos ambientes do mesmo modo que nas roupas: listras na horizontal alongam o espaço, enquanto que na vertical, dão o efeito de um pé-direito mais alto. Essa é uma ótima sacada para dar uma disfarçada em ambientes baixos. 😉

9. Preto no Branco

Preto e branco é sempre uma combinação coringa, seja onde for. De modo geral, toda combinação de estampas nessas cores dá samba! Tem nem muito o que falar além de “sucesso garantido”! Dá só uma olhada?

Estampa 07

Estampa 02

Uma última dica aqui é prestar bastante atenção à composição de quadros, caso você os tenha, para buscar manter a mesma linguagem ou a mesma gama de cores das imagens presentes neles, nas estampas.


Bom, e por hoje é só! Esperamos que vocês tenham gostado e que essas dicas contribuam para sua casa ficar super charmosa e atual!

Já curtiram nossa página no Facebook e seguiram nosso Insta? Passa lá!

E até o próximo post! 😉

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

Anúncios

5 comentários sobre “9 Dicas para Combinar Estampas em Casa

    • Casa Cotidiana disse:

      Lindão né? 😀
      A gente também adorou. Dá pra caprichar assim em lavabos, mas nada impede que se faça algo do gênero em um banheiro de uso pessoal. É só tomar cuidado com a iluminação para que ela atenda às necessidades do usuário sem que o preto prejudique a visão 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s