Tutorial DIY: Como Estilizar Almofadas

Na semana passada, trouxemos para vocês algumas dicas para aprender a combinar estampas na decoração. E sobre esse tema, são tantas as boas ideias que encontramos por aí, que resolvemos reunir mais algumas, especialmente para quem curte colocar a mão na massa e encarar um desafio DIY!

Não é de hoje que nós falamos aqui na Casa da versatilidade das almofadas na composição dos ambientes. Elas têm o poder de mudar completamente o clima de um espaço e em muitos casos, são as principais responsáveis por acrescentar as estampas na composição da decoração. É por isso que, no post de hoje, vamos nos dedicar às nossas queridinhas com uma série de ideias para inspirar quem quer criar as próprias estampas do zero! Chega mais! 😉

COMO COMEÇAR?

Independente do tipo de estampa que se escolha criar e da técnica utilizada para isso, será preciso ter uma base de tecido para receber a arte. Se quiser (e tiver domínio da linha e agulha), pode comprar o tecido e costurar sua própria capa de almofada. Mas se preferir, compre uma capa lisa já pronta mesmo. Pode ser branco, cinza, areia… o tom que for de seu gosto e que melhor combine com a cor da estampa que será criada.

Recomendamos apenas que seja de algodão, pois as tintas para tecido costumam pedir o uso desse material para que o rendimento e a durabilidade do material, após aplicado, sejam os melhores.

CUSTOMIZANDO À MÃO LIVRE

Para aqueles que curtem e confiam nas próprias habilidades manuais, se arriscar no desenho à mão livre é a forma mais divertida de criar estampas. Basta adquirir uma caneta própria para escrever em tecido (a marca Acrilex tem uma ótima referência), elaborar um rascunho do desenho para testar direitinho antes, e depois passar para a capa da almofada sem medo!

9.jpg

Só não se esqueça de colocar algum tipo de separador dentro da capa enquanto estiver aplicando a tinta, hein? Um pedaço de papelão já serve, apenas para evitar que o que esteja sendo desenhado ou escrito de um lado manche o outro e estrague todo o seu trabalho!

Vale também se utilizar da escrita nesse processo de criação! Aliás, o lettering, que é a “arte de desenhar letras”, tem dado o que falar ultimamente e já virou tendência no mundo das estampas! Dá para criar suas próprias frases, usar falas dos seus filmes preferidos ou trechos de livros que goste. É super simples e fica divertido!

Se preferir, pode se utilizar de moldes de letras já prontos para facilitar o processo e explorar um toque mais “industrial” à estampa. Mas a quem queira arriscar traços mais livres, vá em frente e solte a mão sem medo de ser feliz!

Ah, e sabe esse fundo colorido lindo por trás das frases nas almofadas aí de cima? Dá para fazer em casa também, utilizando uma técnica que você provavelmente já ouviu falar: o tie dye, que consiste em tingir ou descolorir um tecido e criar desenhos a partir de dobraduras feitas nele mesmo, durante o processo. Para quem se interessar em aprender uma das maneiras de aplicá-lo, a blogueira Karina Milanesi ensina de um jeitinho super simples nessa reportagem do programa É De Casa, e o resultado é lindo!

CARIMBOS CASEIROS

Quem aqui se lembra daqueles carimbos de criança com que vivíamos marcando as páginas dos cadernos na escola? (E o braço dos coleguinhas também… ops!) Não sou a única nostálgica por aqui, né? Então essa técnica vai fazer vocês se sentirem pequetitos, brincando de carimbar outra vez.

Com uma folha de emborrachado EVA cortada no formato do desenho que se quer e um pedacinho de madeira – ou qualquer superfície rígida onde o emborrachado possa ser colado – é moleza fazer o próprio carimbo, e com ele, dá para criar muitas estampas para a sua composição de almofadas. E o melhor é que não há limites para a quantidade e o tipo de desenhos que você pode inventar. Basta ter criatividade!

2.jpg

Se quiser, pode facilitar o processode criação dessa estampa se utilizando de formas já existentes, como o exemplo acima, onde o botão de roupa fixado com cola em uma rolha virou um prático, simples e barato carimbo para marcar o tecido. Super fácil, né?

DESCOLORINDO TECIDOS

Essa técnica parte do mesmo princípio do tie dye que falamos antes. Com ela, podemos utilizar tecidos que já tenham cor e marcar nele apenas os pontos desejados para criar o desenhado que se quer.

Basta reunir o tecido na cor escolhida, os objetos que você vai precisar para criar a estampa, e um pouco de água sanitária. Daí é só ir molhando o objeto na água e marcar o tecido com ela. Aos poucos, a estampa vai nascendo e depois é só deixar secar e encapar sua almofada, que ficará como nova!

12.png

Um charme essas almofadas decoradas com esses estilos de estampa, não é? E tem coisa mais gostosa do que personalizar cada detalhe da própria casa e saber que, em cada objeto decorativo, tem um pouquinho da mão do dono? Nós adoramos! ❤

E se você gostou das nossas ideias e já quer correr para mudar todas as almofadas da casa com estampas próprias, não esquece de nos mandar fotos dos resultados depois, hein? Vamos adorar ver o que estão aprontando com as sugestões que reunimos por aqui!

Nos vemos no próximo post! 😉

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

 

Anúncios

3 comentários sobre “Tutorial DIY: Como Estilizar Almofadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s