Xô parede sem graça!

Parte I

Encontramos esse vídeo dando sopa no feed do nosso Facebook e foi amor à primeira vista. Desde então, não sossegamos buscando formas irreverentes de acabar com aquela parede branca e sem graça da sua casa!

Decorar uma parede inteira com Post-it é, no mínimo, inusitado. O efeito dos bloquinhos de nota quebra qualquer monotonia, ainda mais quando se formam desenhos tão bacanas como os que o designer Ben Brucker fez em seu escritório, em São Francisco. A execução é simples, não demanda trabalho pesado e nem mão de obra especializada. E o melhor: não estraga a parede quando você quiser mudar a decoração! Chame os amigos, ofereça uns comes e bebes e quem sabe, até o final do dia, a sua parede já não esteja pronta? No caso do vídeo, o designer gastou em torno de 8 mil Post-its para completar os desenhos dos super-heróis. Como a gente sabe que adquirir esses bloquinhos no Brasil não é assim tão em conta, das duas uma:

  • Escolha uma parede menor;
  • Ou seja criativo e invente seus próprios papéis auto-adesivos!  😉

Decoração com Post-its:

Uma opção mais econômica, mas não menos interessante e compor um desenho menor, que não compreenda a parede inteira

Uma opção mais econômica, mas não menos interessante, é compor um desenho menor, que não ocupe a parede inteira

Parede decorada com Post-it

Não necessariamente você precisa formar um desenho. Combinar várias cores já dá um charme todo especial para a parede

Fotos e jornais revestindo paredes:

Ainda no quesito “colagem”, mas dessa vez antecedido pelo “recorte”, porque não colar na parede coisas com as quais você se identifica? Podem ser recortes de jornais e revistas antigas, fotos, desenhos… Não tem regra! O charme é fazer com que a parede conte um pouco de quem você é, da sua história. E o resultado é apaixonante.

Se você não sai de casa sem uma câmera e gosta de registrar cada momento para a posteridade, pegue essas fotos todas e monte sua parede com ela

Se você não sai de casa sem uma câmera e gosta de registrar cada momento para a posteridade, pegue essas fotos todas e monte sua parede com elas

Jornais antigos são uma boa opção para deixar sua parede inusitada. Se você tiver muitos deles à disposição: tesoura, cola e verniz incolor para acabamento!

Jornais antigos são uma boa opção para deixar sua parede inusitada. Se você tiver muitos deles à disposição: tesoura, cola e verniz incolor para acabamento! Voilà!

Contact:

Contact é outra maravilha inexplorada da decoração “Do It Yourself“. O material é barato, tem várias opções de cores e estampas no mercado e  já vem com cola! É MA-RA! Geralmente você tem um rolinho desses em casa entulhado no armário da bagunça e nem sabe.

Antes de começar a cortar, planeje bem o que quer fazer na parede: meça, faça um esboço… E não se preocupe caso as idéias fujam, porque a gente tem algumas sugestões para te dar:

Paredes decoradas com Contact

Formas geométricas são sempre uma ótima escolha. Opte por cores variadas e faça uma composição interessante

Formas geométricas são sempre uma ótima escolha. Opte por cores variadas e faça uma composição interessante

Dá para fazer formas mais elaboradas também. Desenhe à mão ou procure imagens na internet

Dá para fazer imagens mais elaboradas também. Desenhe à mão ou procure referências na internet

Washi Tapes:

Outra forma interessante de decorar paredes é usando essas belezinhas aqui: Washi Tapes

Washi Tape é o nome delas. Tem de várias cores, padronagens e desenhos, sem contar que dá para fazer de tudo com essas fitinhas. O único “porém” que nos impede de se apaixonar perdidamente por elas é que não são tão fáceis de achar aqui no Brasil, tampouco baratinhas. Encontramos algumas opções à venda na Kalunga da Tijuca (para quem é do Rio), e recentemente descobrimos esse site, que as revende com preços bem acessíveis. Ainda não encomendamos nada da loja, mas fica a dica.

Há também uma opção alternativa, que é trocar a Washi Tape por fita isolante. Sim! Ela é preta, não tem nenhum desenho, mas faz um contraste lindo com a parede branca no fundo.

Parede decorada com fita isolante

Parede decorada com fita isolante

Parede decorada com Washi Tape

E ai? Curtiu? Nós esperamos que sim, e estamos torcendo para que você tenha se inspirado com a gente. Em breve traremos mais sobre estilização de paredes aqui no blog! E caso você queira esclarecer alguma dúvida que pintou, ou nos dar alguma sugestão, a casa é sua, não faça cerimônia! É só comentar aqui em baixo ↓ que a gente responde com todo o carinho.

Até mais!


📷 Acompanhe nossos projetos em @CotidianoDesign.

15 comentários sobre “Xô parede sem graça!

    • Casa Cotidiana disse:

      Oi Heloisa!
      Você pode fazer das duas formas. Se quiser aproveitar as fotos que já tiver em casa, pode montar na parede usando fita dupla-face. Assim você não danifica a foto, mas se, no futuro, você optar pro trocar, a parede vai precisar ser emassada e pintada para corrigir possíveis danos ao acabamento. Mas também é possível fazer como um papel de parede, principalmente se as suas fotos forem todas digitais. Você vai precisar saber mexer um pouco em algum programa desses de edição de imagem para compor a montagem e de uma gráfica especializada. Ela pode imprimir o seu trabalho em vinil adesivo (que facilita inclusive a aplicação), daí é só pegar e aplicar na parede!

      Se precisar de mais alguma ajuda, só falar com a gente!
      Beijão!

      Curtir

    • Casa Cotidiana disse:

      A gente fica muito feliz em saber que você conseguiu nos achar e, passeando pelo nosso post, se inspirou de forma tão criativa! Significa que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos.
      E sim! Nós fuxicamos seu blog e AMAMOS o que você fez! Simples sim, mas de uma criatividade imensa. A solução que você achou ficou super elegante, com uma pegada retrô, e como “menos é mais”, ficou super sofisticado!
      Parabéns! E continue se inspirando com a gente! 😀

      Beijos!

      Curtir

    • Casa Cotidiana disse:

      Sandra!
      Nesse final de ano a gente se enrolou mais que carretel!
      Mas já recobramos a coragem, o fôlego, e estamos voltando com tudo! Logo, logo tem post novo no ar e novidades também!

      Adoramos saber que você tem gostado do nosso trabalho, isso é um big incentivo pra gente.
      E obrigada pelo “lindas”! Ganhamos nosso dia! 😀

      Curtir

  1. Gislene disse:

    Baixei o pint só pela post da parede de fotos. Aquela q diz ” vc q nao sai de casa sem maquina. ..”.
    É o caso minha filha.
    Mas gostaria de saber como fazer. Com que cola etc.
    Poderiam repassar?

    Curtido por 1 pessoa

    • Casa Cotidiana disse:

      Oi Gislene, tudo bem?
      Que bom que você gostou da nossa sugestão! Essa é uma das mais fáceis de fazer… basta ter alguns rolos de fita dupla face (de preferência da fita mais larguinha), tesoura, paciência e suas fotos devidamente reveladas em mãos.
      Antes de começar a colar, sugerimos traçar algumas linhas na parede com um lápis, bem de levinho mesmo, para ajudar a guiar a colagem e evitar que as fotos fiquem tortas. E depois é só começar a montar seu mosaico!
      Ah, e é importante lembrar que, caso decida remover as fotos num momento futuro, a parede vai ficar com algumas sequelas, ok? Mas nada que uma lixada rápida e umas demãos de tinta não resolvam!
      É isso… manda pra gente o resultado depois! E volte sempre!! 😉

      Curtir

  2. Luisa disse:

    Achei o blog de vocês por acaso pelo Pinterest e gostei muito das dicas que vocês dão!
    Me mudei tem um pouco mais de um ano e minhas paredes continuam sem nenhum charme. Gostei da opção de forrar com jornal, acho que vou tentar aqui em casa! 😀

    Vocês estão de parabéns!

    Curtir

    • casacotidiana disse:

      Oi Luisa!
      A gente fica muito feliz que você esteja gostando, significa que estamos no caminho certo! 😀
      Em breve teremos aqui no blog mais ideias para acabar com a caretice das paredes, vai ver você se inspira para mudar mais alguma parede?
      E quando tiver terminado a montagem com jornais, manda pra gente ver!
      Obrigada pelo carinho,
      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário